A função do véu
- Melinda Ruotti
- 16 de mar.
- 2 min de leitura
Confeccionado no início do século 19, o 1o véu era usados em noivas de pele muito claras momento da cerimônia, era feito de tule e tinha como principal função proteger a pele e os cabelos.
Atualmente com significados diversos e de acordo com a cultura da noiva, podemos ressaltar:
Pureza e Modéstia – Na tradição cristã, o véu simboliza a pureza e a castidade da noiva.
Mistério e Surpresa – Em algumas culturas antigas, o véu escondia o rosto da noiva até o momento do casamento, reforçando a ideia de surpresa e encanto para o noivo.
Proteção Espiritual – Em tradições como a romana e a grega, o véu protegia a noiva de maus espíritos e energias negativas.
Entrega e Nova Jornada – Quando o noivo levanta o véu, simboliza a aceitação da noiva e o início de uma nova vida juntos.
Status e Tradição – No passado, véus longos e elaborados eram um símbolo de status social e riqueza.
Assim como o vestido de noiva na cor branca transmitia a imagem de virgindade, o véu dava a ideia de pureza e castidade.
Em outros países e outras culturas, o surgimento do véu de noiva, pode ter significados muito distintos Na antiga Grécia, o véu começou a ser utilizado pelas noivas como um acessório indispensável para protegê-las do mau olhado e também dos possíveis encantos de outros homens. Já na Idade Média, ele foi totalmente restringido apenas para mulheres casadas, para as solteiras estava proibido. (fonte: casamentos.com.br)
Depois do século XIX o uso do véu foi sendo esquecido e eram poucas as mulheres que levavam esse costume para o altar. Mas, hoje em dia, a tradição voltou com força total e ele está presente em muitos looks de noiva e trazem ainda mais charme ao visual final, onde romantismo e leveza se misturam com todos os elementos.
Comentários